RD 135Z
Yamaha
RD 125, RD 125Z, RD 135 e RD 135Z foram modelos de Moto produzidas e
comercializadas no Brasil entre 1982 e 1999. Sua principal e marcante característica é o Motor a dois tempos, que oferece grande potência específica, ótimo desempenho, grande possibilidade de
preparação, bem como alto índice de ruído e poluentes. Semelhante as Yamaha RD 350, foram durante 17 anos comercializadas pela Yamaha do
Brasil.
A RD-Z (125), quando lançada em 1982, apresentou um moderno e eficiente motor 2 tempos de
exatos 123cc3,
ampliado para 132cc3 em 1988.
Seu cilindro é fundido em alumínio, uma inovação em
relação às antigas RX, que possuem cilindro em ferrofundido.
O alumínio possui como características dissipação
de calor mais eficiente e peso inferior em relação aos antigos cilindros em ferro fundido.
Assim como as outras motos Yamaha, a RD possui camisa de
cilindro confeccionada em aço, com diâmetro de 56mm nos
modelos RD 125 e RD-Z (125); e camisa com diâmetro de 58mm na RD 135 e RD 135Z.
Esta medida de cilindro proporciona 8 retíficas de 0,25mm cada, chegando ao
limite de 62mm de diâmetro de camisa e pistão. Porém a Yamaha do Brasil disponibiliza kits de cilindro e anéis
para pistões de até 0,75mm (59,5mm de diâmetro total), sendo as medidas maiores
de pistão disponíveis somente por outros fabricantes.
O motor
2 tempos da linha RD possui 7 janelas ao total: 4 transferências, duas
janelas de admissão e uma de escape. Esta também se mostrou uma inovação da
linha RD, visto que as antigas RX utilizam 4 janelas ao total (2
transferências, uma admissão e uma de escape). Em relação a parte elétrica,
também mostrou-se um motor muito moderno em seu lançamento,
foi a primeira motocicleta na categoria de
125cc3 a utilizar
ignição eletrônica transistorizada do tipo C.D.I. A ignição eletrônica
substitui o platinado e em relação a este apresenta muitas inovações:- Não há contato físico entre
peças como no platinado, sendo assim não carece de manutenção frequente.
- Como o C.D.I. comanda o
momento exato da centelha, não há defasagem de ponto ou ponto adiantado em
nenhuma faixa de rotação.
- Impede que o motor
"flutue" em alta rotação. No platinado é frequente
a"flutuação" de motor em alta rotação, pois o platinado depende
de um contato físico, e em alta rotação este se mostra ineficiente.
- Proporciona ligeira economia
de combustível devido ao fato de proporcionar uma centelha de maior
intensidade e no momento preciso.
- Permite avanço de ponto
gradual e somente nas rotações desejadas, o que é programado no C.D.I.

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